Karate da puberdade à idade adulta
Sendo o Karate uma arte de defesa pessoal num estado primário desenvolve a capacidades de fazer pontapés, murros, defesas, projecções, chaves e controlos.
Um paralelismo que o karate pode ter é o seguinte:
“A prática do karate é como um pote de barro”
Primeiro há que misturar o barro e dar-lhe consistência para poder ser trabalhado. Quando tiver a consistência certa
pode ser moldado e até vir a dar um belo pote. Terá que secar e ser cozido para que depois possa ser usado.
Ao passar todas esta fases já o pote pode servir o propósito para que foi feito.
O pote só terá utilidade se colocarmos alguma coisa no seu interior.
Com a puberdade e o avançar para a idade adulta a prática do karate atinge outra dimensão.
Um karate de crescimento pessoal e para a vida.
Não só desenvolvemos um karate prático e directo no sentido de desenvolver o corpo a mente como trabalhamos em paralelo com o desenvolvimento do individuo e o seu bem estar espiritual.
Podendo desta forma torna-se um todo em várias fases do estado adulto.
O karate pode ser praticado até aos fins dos nossos dias.
Passa por desenvolver um trabalho gradual que respeite o individuo em toda a sua globalidade.
O caminho independentemente da idade será do exterior para o interior, do grande para o pequeno e do grotesco para a minúcia




